sexta-feira, 23 de abril de 2010

Karen Briggs - Biografia


Gente! falar dessa musicista pra mim é uma honra! Acho aqui no Brasil ela não é muito conhecida, aliás, só se você for fã de Yanni! Karen Briggs (1963) é um violinista norte-americana. Ela nasceu em New York City e cresceu em Portsmouth, Virginia. Começou as aulas de violino quando ainda era pequena. Graduou-se na Woodrow Wilson High School em 1981. Lá, ela se formou no ensino da música e da mídia de massa. Em 1983, já estava tocando com a Orquestra Sinfônica de Virginia, onde permaneceu pelos próximos quatro anos. Depois de se casar em 1988 e se mudar para Los Angeles, Briggs iniciou sua primeira turnê profissional com Soul II Soul e excursionou pela América e Japão.

Em 1991, Briggs fez teste para tocar com Yanni, o compositor contemporâneo e tecladista instrumental. Ela passou os próximos treze anos em turnês e gravações com ele, e pode ser visto em seus vídeos de música ao vivo, incluindo Yanni Live at the Acropolis, Yanni Live no Royal Albert Hall, em homenagem realizada tanto no Taj Mahal, em Agra, na Índia e na Cidade Proibida, na China. Desde o seu aparecimento nos vídeos de Yanni, ela foi apelidada de "Lady in Red" ou seja, dama de vermelho!.

Briggs também fez sua estréia no Carnegie Hall em 1994, tocando com o pianista Dave Grusin. Ela também se apresentou com uma série de outros artistas ao longo dos anos, incluindo Stanley Clarke, o Wu Tang Clan, En Vogue e Chaka Khan, Wynton Marsalis, Benise, Manga André, Marla Gibbs, Kenny Loggins, Maher Ashley, Taliesin Orchestra, Patrice Rushen e Diana Ross. Sua carreira inclui apresentações na TV e muitas trilhas de cinema, bem como vários outros concertos (Carnegie Hall/ Teatro Apollo do Harlem ao centro de Kennedy) e programas de TV.

Briggs tem uma habilidade natural para improvisar em diferentes estilos de música, como a orquestra sinfônica, orquestra latina, R & B, gospel, grupo de jazz e até rap. A exposição adicional aos gêneros do Caribe, América Afro, Pop e expressões musicais do Oriente Médio permitiu a ela ampliar seu estilo imcomparável.

Em 2002, Briggs gravou algumas músicas pelo selo Hidden Beach Recordings em um CD intitulado Unwrapped Vol. 2, incluindo a sua interpretação de uma canção popular rap Coolio do artista, "Gangsta's Paradise, entre outras canções que Briggs contribuiu para este projecto.

Desde aquela época, Karen tem lançado de forma independente um terceiro projeto, intitulado "Soulchestral Groove" (2009).

Logo logo vou estar disponibilizando cds e vídeos dessa fera!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa mulher eh realmente demaiis... adoro as músicas que ela toca em Yanni Tribute... ela tem realmente um dom maravilhoso..

Anônimo disse...

Violino e mulher combinados em uma elegância incrível!!Ela é excelente.